Home Política Deputados cobram transporte aquaviário na GV

Deputados cobram transporte aquaviário na GV

120
0
SHARE

 

Marcelo Santos cobra estudo sobre o modelo – Foto: Tati Beling

Por: João Caetano Vargas

O retorno do sistema aquaviário na Grande Vitória foi tema de pronunciamentos parlamentares durante a Sessão Ordinária de terça-feira, dia 29.  O deputado Marcelo Santos (PMDB) cobrou a realização de um estudo imparcial para a implantação de um sistema de transporte aquaviário na Grande Vitória. O objetivo é desafogar o sistema rodoviário, que segundo o parlamentar “está quebrado no Espírito Santo”.

O presidente da Comissão de Infraestrutura afirmou que já discute o assunto com o colegiado. Marcelo Santos acredita que seja possível ser realizada uma parceria entre as iniciativas pública e privada, como já é feito em outros Estados. O parlamentar destacou um estudo levado à comissão pelo deputado Amaro Neto (SD) que trás esses modelos como referência.

Amaro destacou em sua fala os modelos implantados no Rio de Janeiro, entre Niterói e a capital do estado e também no Rio Grande do Sul que liga Porto Alegre à cidade de Guaíba. O deputado afirmou que as prefeituras de Vila Velha e Vitória estão estudando a implantação do sistema inicialmente para fomentar o turismo, mas que a proposta pode ser expandida para desafogar o trânsito na Grande Vitória.

Os parlamentares lembram que um modelo não anula o outro e que eles são complementares. A ideia é permitir que um seja a extensão do outro, permitindo inclusive a compra de um único bilhete para trafegar pelos dois sistemas. Vale lembrar que o sistema aquaviário não é uma novidade no Estado e que na década de 70 ele chegou a transportar mais de cinco milhões de pessoas por ano, tendo finalizado suas operações no ano 2000.

O que achou dessa matéria?
[Total: 1 Média: 2]
SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here