Home Política Data relembrar vítimas de Auschwitz em 1945

Data relembrar vítimas de Auschwitz em 1945

130
0
SHARE
Audiência Pública discute instituição do Dia Nacional da Lembrança do Holocausto – Fotos: Cleia Viana

A Comissão de Cultura realizou Audiência Pública para apresentação do Projeto de lei que relembra as vítimas do Holocausto de Auschwitz, atual Polônia, liderada por Adolf Hitler. O Holocausto consistiu no genocídio de seis milhões de judeus e mais cinco milhões de pessoas de outras etnias, promovido pelos nazistas. O pedido da audiência se deu por meio do requerimento 87 de 2017, de autoria do deputado federal Jorge Silva (PHS).

A criação da data foi uma iniciativa da Congregação Israelita Capixaba (Cicapi), e abraçada pelo Dr. Jorge. A instituição do Dia Nacional da Lembrança do Holocausto abre uma série de debates a acerca dos acontecimentos que marcaram tantas gerações. “Eu julgo muito importante separar uma data no nosso calendário para rememorar esse grande acontecimento que marcou todo o mundo, inclusive famílias de brasileiros. Nos dias de hoje, ainda há muito ódio, intolerância e discriminação, não só contra os Judeus, mas de uma forma global, contra as minorias. Precisamos modificar essa triste realidade que ainda assola o nosso País e o mundo, como um todo”. Ressalta Dr. Jorge.

Durante o debate um dos convidados, Tomás Venetianer – Representante da Associação de Sobreviventes do Holocausto, afirmou que a proposição da data é momento de alegria e de alerta para evitar novas tragédias de intolerância. “Essa iniciativa do Dr. Jorge, como outras que lembram as vitimas do holocausto é de enorme importância didática. É importantíssimo sobre tudo na época em que vivemos conturbadas com atos terroristas e outros genocídios noticiados no cotidiano, que essa data ajude as pessoas a refletirem sobre o respeito e a tolerância com seu semelhante”.

A Ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Luislinda Dias de Valois, durante a audiência destacou a importância da criação da data. “A instituição desse dia, tem como base a implantação de ações que envolvam a promoção e o respeito da igualdade”.

O próximo passo para instituição do Dia Nacional da Lembrança do Holocausto será apresentação do Projeto de Lei pelo deputado Dr. Jorge Silva. Esse tramitará pelas comissões de Cultura, Constituição e Justiça e Cidadania na Câmara, seguindo posteriormente para o Senado.

Participaram também da audiência pública na Câmara dos Deputados, Márcia Boukai – Representante da Congregação Israelita Capixaba (Cicapi), Roberto Luis Faingold – Representante da Confederação Israelita do Brasil (Conib).

Compareceram os convidados: Márcia Boukai – Representante da Congregação Israelita Capixaba – Cicapi, representante da Confederação Nacional Israelita do Brasil (Conib) Reuven Faingold, Tomás Venetianer representante da Associação de Sobreviventes do Holocausto, a Ministra dos Direitos Humanos (MDH) Luislinda Dias de Valois Santos e o deputado Dr. Jorge Silva (PHS) do Espírito Santo.

Márcia Boukai, representante da Congregação Israelita Capixaba (Cicapi). Fotos de Cleia Viana Câmara dos Deputados
Representante da Confederação Nacional Israelita do Brasil – Conib
Audiência Holocausto a mesa completa
Tomás Venetianer
O que achou dessa matéria?
[Total: 0 Média: 0]
SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here