Home Mercado Feriados de 2017 devem aumentar demanda turística no ES

Feriados de 2017 devem aumentar demanda turística no ES

117
0
SHARE

Feriados de 2017 devem aumentar demanda turística no ES

Serão 11 feriados, sete deles poderão ser emendados e permitirão oportunidades extras para viajar

Se por um lado parece negativo para a economia acontecerem 11 feriados durante o meio de semana em 2017, permitindo assim vários pontos facultativos, o turismo deverá sair beneficiado pelos “enforcamentos”. Segundo o Ministério do Turismo a previsão é que os dias de folgas responderão por mais de 10,5 milhões de viagens no Brasil, respondendo por R$ 21 bilhões a mais na economia brasileira.

O presidente do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau (ESC&VB), Paulo Renato da Fonseca Júnior, também se mostra otimista, apesar de não confiar nas projeções e afirmar que a matemática é de transferência.

“Os números são frágeis, pois não há pesquisas confiáveis do setor que apontem quem vai viajar, quanto vai gastar e em qual localidade. O que acontece é que com os feriados o consumidor desloca seu dinheiro de um tipo de serviço ou produto para outros. Ele deixa de comprar um sapato ou roupa para investir em uma viagem ou passeio”, explica Fonseca.

Ainda segundo ele, de qualquer forma será uma oportunidade de atrair turistas de outros estados. “Em um ano difícil como este, certamente teremos demandas em feriados já tradicionais, com a atração de turistas de outros estados. Entendo necessária uma grande ação de divulgação ao redor do ES, e no interior, em um raio de no máximo 500 km, divulgando os feriados e as atrações de cada um deles, criar eventos, shows, atividades esportivas. Desta forma, poderemos atrair os diversos públicos para lazer”, explica.

De acordo com o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio – ES), José Lino Sepulcri, os feriados prolongados de 2017 podem estimular o turismo e gerar boas expectativas para as cidades turísticas capixabas. O cenário atual da economia mostra uma procura maior por destinos turísticos nacionais e as viagens mais curtas, nesses períodos, tendem a ser favorecidas.

 

“É uma ótima oportunidade para o ES, que está localizado em uma região privilegiada, próximo a Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, que são os principais emissores de turistas, e é rico em atrativos distribuídos nas suas dez Regiões Turísticas. Assim, com essa possibilidade de maior circulação de visitantes, poderá haver um bom incremento no comércio e no turismo nessas regiões”, diz.

 

Já para a Abeoc ES (Associação Brasileira de Empresas de Eventos do ES) explica que os eventos planejados para os feriados devem ser voltados para o turista. “O nosso mercado tem mais características de eventos regionais. Já vimos muitos eventos locais acontecerem durante feriados e ocorrer o esvaziamento em função da saída dos capixabas. Olhando o mercado de eventos de entretenimento, é positivo ter feriados prolongados – por exemplo, Guarapari, Guriri…  com certeza precisam ter uma programação de shows”, diz Cláudio Cardoso, presidente da Abeoc ES.

 

Ele conta ainda que eventos científicos como congressos, seminários, simpósios e similares, que possuem características de serem itinerantes, acontece o inverso, pois eles  por si só, atraem os congressistas daquela especialidade de outra região do país para virem ao estado. Com isso movimenta toda a cadeia produtiva, não somente direta do evento, mas também hoteis, bares, restaurantes, comércio e transportes, por exemplo.

O que achou dessa matéria?
[Total: 0 Média: 0]

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here