Home Mercado Empresários de Vitória mais estão confiantes

Empresários de Vitória mais estão confiantes

11
0
SHARE
Índice de Confiança do Empresário do Comércio de Vitória alcança o maior nível – Foto: Wilbert Suave Silva

Empresários do Comércio de Vitória estão mais confiantes

O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec) de Vitória, divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), do ​Estado do Espírito Santo, apresentou a terceira alta consecutiva registrando, em novembro, uma variação positiva de 4,5% em relação a outubro e a maior pontuação do ano, com 116,8 pontos. Em relação a novembro de 2016, a variação positiva foi de significativos 14,8%.

Em relação ao mês anterior, os três subíndices calculados obtiveram crescimentos. Destaque para o que avalia as condições atuais da economia, do setor e da empresa (Icaec), que obteve um crescimento de 11,8% em relação ao mês anterior, mas permaneceu abaixo de 100 pontos com 89,8 pontos. Já as condições de investimentos (Iiec) apresentou crescimento de 3,2% e avançou no nível de otimismo atingindo 105,4 pontos. A avaliação das expectativas dos empresários do comércio para os próximos meses cresceu 1,6% e é o subíndice com o maior valor, 155,2 pontos.

Com esse resultado, o índice entra no nível de satisfação e mostra uma tendência de crescimento da confiança do empresário do comércio nas condições econômicas do país, no setor comercial e na empresa para os próximos meses. O subíndice com maior otimismo continua sendo o das expectativas, o que tem aumentado a disposição dos comerciantes para os investimentos.

José Lino Sepulcri, presidente da Fecomércio no Estado, analisa o resultado como um reflexo da proximidade das festividades do final de ano. “Neste último trimestre, as vendas também aquecem em função das festas de fim de ano, algo que também tem animado os comerciantes”, explica.

O levantamento aponta que os indicadores da atividade econômica estão melhores que os do ano passado e a proximidade das festividades de final de ano motivam os comerciantes. Para o Natal, é esperado que o apelo emocional da data tenha efeito positivo nas vendas, mesmo com o consumidor optando por presentes de valores mais acessíveis.

O indicador varia de 0 a 200 pontos na qual 100 corresponde à zona de indiferença, abaixo diz respeito à situação de pessimismo enquanto acima de 100 à situação de otimismo.

Brasil

O Icec apurado para o Brasil atingiu 109,3 pontos no mês de novembro, apresentando alta de 1,9% em comparação com o mês anterior e permanecendo na zona otimista. Na comparação anual, a confiança do empresário do comércio brasileiro cresceu 10,6%.

E o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) de Vitória apresentou terceiro avanço mensal em novembro pautado, principalmente, pelo reflexo da proximidade das festividades do final de ano, quando comparado ao mesmo período do ano passado. O Icec de Vitória cresceu 4,5% em relação a outubro, marcando 116,8 pontos. Já o desempenho em novembro de 2017 quando comparado ao mesmo mês do ano passado, avançou 14,8%.

O que achou dessa matéria?
[Total: 0 Média: 0]

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here