Home Mercado CasaCor Espírito Santo acelera ritmo das obras

CasaCor Espírito Santo acelera ritmo das obras

309
0
SHARE

Com a data de abertura cada vez mais próxima, CasaCor-ES acelera ritmo das obras

Por: Ilda Castro

A CasaCor Espírito Santo 2017, agendada para acontecer de 11 de outubro a 29 de novembro, está a todo o vapor. No Porto de Vitória, local que abrigará o evento deste ano, os arquitetos, decoradores, designers e paisagistas se desdobram na construção de seus ambientes.

Com o tema “Foco no Essencial”, a versão capixaba da maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, ao retornar ao Porto de Vitória, se integrará ao projeto de revitalização do Centro de Vitória, orquestrado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Vitória.

A arquiteta e realizadora da mostra, Rita Rocio Tristão, adianta que a 22ª versão da CasaCor capixaba será inesquecível. “Nossa meta sempre é superar as edições anteriores e, neste ano, em função das inúmeras novidades que estamos trazendo, do local escolhido e dos ambientes projetados pelos profissionais, acredito que teremos um evento que agradará ainda mais a todos os capixabas”, comemora.

O time confirmado para a mostra é de alto nível. Serão, ao todo, 55 profissionais e entre eles estão Isabele Melo, Letícia Finamore, Sérgio Paulo Rabello, Crisitane Locatelli Magno, Helen Rocha, Potira Manhães, Cíntia Chieppe, Márcia Paolielo, Sérgio Caus, Juliana Vervloet, Roberta Pinheiro, Kássio Fontoura, Marcela Grasselli, José Elias Mussi, Luciana Mara Mussi, Aparecida Lamari, Ximene Villar, Heliomar Venâncio, Elza Pinto, José Geraldo Pinto, Sérgio Palmeira e Rita Garajau.

O retorno ao Porto de Vitória

Com vista para a baía, o evento revisitará o passado quando, na sua 6ª edição, em 2001, esteve no mesmo local. Mas, a CASACOR Espírito Santo 2017 vai além e assume papel importante como coadjuvante no processo de revitalização do Centro de Vitória, projetada para valorizar a histórica região, resgatando sua atratividade como local de desejo para viver, divertir e investir.

Essencial para viver bem

A CasaCor Espírito Santo também focará no essencial com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais que levarão ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma e experiência no cenário atual.

O tema “Foco no Essencial” remete à tendência mundial do “excesso de tudo” e reforça a importância de nos voltarmos para o que realmente nos faz viver bem. Não importa o que o capixaba busque no quesito moradia. Seja beleza, convívio familiar, conforto, simplicidade ou sofisticação, tudo isso estará na nova edição da mostra que revelará os segredos e dará dicas para o bem viver.

Uma Casa para morar e viver

O projeto da CASACOR Espírito Santo deste ano inovou ainda mais na apresentação dos ambientes residencial, corporativo, gastronômico, cultural e interativo.

Os espaços de moradia, por exemplo, virão divididos em lofts, studios e casas, formas escolhidas para representar os ambientes residenciais. Eles terão como inspiração cidades ou regiões que são referências em arquitetura como Paris, Miami, Vitória e mostrarão ideias práticas e modernas para o bem viver, projetadas pelos melhores profissionais do Estado.

A CasaCor também é um espaço para convívio e boas compras. Os ambientes comerciais prometem encantar e seduzir o público com experiências únicas associadas ao consumo de produtos diversos, diferenciados, que poderão ser levados para casa. Nesta edição, a mostra apresentará a Joalheria, a Loja de Óculos, o Espaço Criativo Sebrae – Brasil Original, o Studio Hair Stylist, a Pop up Store e, de forma inédita, a primeira loja autônoma do Brasil, a L’Épicerie.

Nesta edição do evento, os jornalistas ganharão um espaço exclusivo para eles: uma Sala de Imprensa para receber os inúmeros profissionais que fazem a cobertura diária da mostra. O projeto exibe um mix entre os estilos urbano contemporâneo e clássico, e tem como principais referências a beleza, o conforto e a funcionalidade.

A CasaCor se consolida também como referência em gastronomia. Estão confirmados ambientes como restaurante, bar, chocolateria e café, que garantirão aos visitantes deliciosas experiências gourmets como o Drink’s Bar, localizado no deck do porto e que será operado pelo Spirito Jazz, e o restaurante sob comando do By Rock Steakhouse.

As galerias de arte e design são outra presença cada vez mais marcante na mostra. Esta 22ª edição trará a Galeria do Designer e a Galeria do Fotógrafo, além de peças de arte e design em seus inúmeros ambientes. Contará, ainda, com a participação do renomado designer brasileiro Jader Almeida assinando a Galeria do Designer com a arquiteta Letícia Finamore.

A área interativa também se destaca. Entre os espaços onde o visitante vai além da contemplação estão o Clube do Apreciador, projetado para receber eventos mais intimistas como os jantares gourmets preparados por chefs de renome, o Espaço Digital Banestes, a loja de aromas de ambientes da Mels Brushes e um grandeplayground infantil, o Kids Playscape.

Quando a comemoração pedir um público maior, o destaque ficará por conta do Lounge de Festas, onde acontecerão grandes celebrações, para cerca de 300 pessoas. Além dos coquetéis e eventos sociais, o ambiente também receberá desfiles, palestras e eventos corporativos.

 

Principais datas

  • Coquetel de Abertura – 09 de outubro de 2017
  • Abertura ao Público – 11 de outubro de 2017
  • Encerramento – 29 de novembro de 2017

 

TEMA: “Foco no Essencial”

INSPIRAÇÃO: “Ser moderno é – conhecendo a fundo o passado – ser atual e prospectivo”. (Lúcio Costa, 1991)

HISTÓRIA

A cidade de Vitória e o Porto se fundem. Em 2001, a Ilha de Vitória comemorava 450 anos e a CASACOR Espírito Santo, ainda jovem, realizava sua 6ª edição. Para homenagear a terceira capital mais antiga do Brasil, a mostra instalou-se no PORTO DE VITÓRIA com projeto pioneiro, conectando-o com a cidade. Considerada uma das melhores edições, o evento ficou na memória afetiva dos capixabas.

Em 2017, 15 edições após a histórica de 2001, a mostra CASACOR, agora com a maturidade das suas 21 edições já realizadas, volta a ocupar o Porto de Vitória. A convite da CODESA e da Secretaria de Estado da Cultura, a mostra participará do processo de revitalização do Centro de Vitória, apresentando aos capixabas novas possibilidades de reutilização dos Armazéns 04 e 05 do Porto.

MEMÓRIA

“Uma cidade sem seus velhos edifícios é como um homem sem memória”. (Leandro Silva Telles, historiador)

O porto de Vitória foi construído em 1906. Inseridos no Cais Comercial do Porto, os cinco armazéns de estocagem só tiveram suas obras concluídas em 1959. Desde então, o Cais passou por várias obras de reformas, alargamento e ampliação.

Hoje o Porto está sob a jurisdição da Companhia Docas do Espírito Santo – CODESA. Com o firme propósito de aumentar e potencializar a relação do Porto com a cidade de Vitória, a CODESA cede os Armazéns 04 e 05 para a realização da CASACOR 2017, participando desta forma do processo de revitalização do Centro de Vitória.

O projeto da CASACOR ES 2017 prevê a ocupação dos Armazéns 04 e 05. Os ambientes serão divididos entre lofts, galerias, studios, lojas, restaurantes e espaços interativos, ocupando aproximadamente 5.000 metros quadrados. Tudo isso com uma bela vista para a baía de Vitória.

Big Numbers Espírito Santo

  • 840 mil visitantes da CASACOR ES, em 2016
  • 35 eventos durante a mostra
  • + de 19,5 mil seguidores no Instagram CASACOR ES

 

Sobre a CASACOR

Pertencente ao Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2017 chega à sua31ª edição em São Paulo, com 20praçasnacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Franca, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina), e mais seis internacionais (Miami, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Peru).

 

Ambiente Profissional / Escritório
1. Jardim do Porto Ivan Aguiar e Heliomar Venancio
2. ART! Garage Karla Giaretta e Levy Netto
3. Lounge Receptivo Isabele Melo
4. Sala de Imprensa com Lavabos Cirlene Reco
5. Loft Inspiração Hamptons Cristiane Locatelli
6. Loft Inspiração Vitória Sergio Paulo Rabello
7. Loft Inspiração Aspen Vitor Cipriano
8. Loft Inspiração Ipanema Tamara Raizer
9. Loft Inspiração Paris Helen Rocha e Potira Manhães
10. Loft Inspiração Miami Sergio Palmeira
11. Galeria do Designer Leticia Finamore e Jader Almeida
12. Casa Galeria Juliana Vervloet e Roberta Pinheiro
13. Casa Clube Sergio Caus e Romulo Pegoretti
14. Casa Hotel Cintia Chieppe e Marcia Paolielo
15. Casa Empresa Kassio Fontoura e Marcela Grasselli
16. Galeria do Fotógrafo Christian Vieria
17. Studio Vem Viver José Elias Mussi e Luciana Mara Mussi
18. Studio do Executivo Aparecida Lamari
19. Studio da Mulher Moderna Ximene Villar
20. Studio Hair Stylist Karla Giaretta e Levy Netto
21. Espaço Digital BANESTES Karla Giaretta e Levy Netto
22. Espaço Criativo SEBRAE – Brasil Original ES Elza Pinto e José Geraldo Pinto Sobrinho
23. Espaço Criativo – Galeria Aurea Ligia Miranda Bernardi e Adriana Zanetti
24. Kids Playscape Fabiane Giestas
25. Joalheria Carminha Ribeiro
26. Pop Up Store Marcela Carvalho
27. Loja de Óculos Romina Passos
28. L’Epicerie Carolina Kopper e Marina Breves
29. Casa do Chocolate Lara Guimarães e Luiza Guimarães
30. Deck do Porto Luiza Sanz e Igor Nunes
31. Café Pablo Bittencourt
32. Lavabo Feminino do Deck Hugo Tavares, Marcelo Pignaton e Salísia Fantin
33. Lavabo Masculino do Deck Patrícia Davel
34. Restaurante Sabrina Bolzan
35. Escritório do Futuro Rita Garaju e Rita R. Tristão
36. Clube do Apreciador Leticia Finamore
37. Drink´s Bar Heliomar Venancio
38. Lounge de Eventos Louise Azevedo, Roberta Gagliano e Sillas Nickel
39. Solarium & Piscina Daniela Avancini e Henrique Gasparini
40. Escritório do Investido Juliana Kwak
41. Loja da Casa Michele Zuccolotto

Mile4 Assessoria de Comunicação – Por: Ilda Castro (27) 3205.1004 Foto: Ambiente da edição 2016 da Crédito: CasaCor Espírito Santo. Crédito: CasaCor-ES

O que achou dessa matéria?
[Total: 1 Média: 4]
SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here