Home Lazer Roda de Expressão Oral no Shopping Montserrat

Roda de Expressão Oral no Shopping Montserrat

142
0
SHARE
Vencedores dos concursos culturais – Foto: Divulgação

Roda de Expressão Oral na segunda-feira, dia 26, das 20 as 21 horas, na praça de alimentação do Shopping Montserrat, na avenida Eldes Scherrer Souza, 2162, em Colina de Laranjeiras na Serra.

A Roda de Expressão Oral realizou a sua ultima edição no Shopping Montserrat, no dia 18, e contou com a participação de escritores e amantes da leitura. A edição de setembro trouxe novamente o concurso cultural que é realizado à parte em todas as “Rodas” e propôs o tema Sete.

Os vencedores do concurso cultural foram Maria do Carmo e Antônio Rocha Neto, ambos com textos autorais e intitulados “Sete”. O poema de Maria do Carmo fala sobre uma relação de amor conturbada e cercada pela sina do número sete, enquanto Antônio Rocha desmonta e remonta o sete ao seu bel prazer e prazer dos ouvintes.

A próxima roda acontecerá no de 30 de outubro e propõe como tema a palavra Câncer. Mas o coordenador do projeto, Fernando Soledade, esclarece que “o tema é apenas uma sugestão e não há impedimento algum para outros temas, textos ou gêneros, aliás, eu mesmo não me atrelo ao tema proposto”.

Roda

A “Roda de Expressão Oral” é uma ação desenvolvida desde março de 2008 pelo Contador de Histórias Fernando Soledade e vários outros parceiros culturais, cujo pilar é a palavra ”Oportunizar”. Trata-se de um Sarau, um espaço de expressão aberto a qualquer pessoa que queira ler, declamar, narrar, dramatizar, cantar e ouvir.

A organização da “Roda” acredita que para promover e incentivar a produção da escrita e das manifestações artísticas que dela emanam é necessário “oportunizar” espaços para que tais expressões sejam exibidas, como os Saraus desenvolvidos na Grande Vitória, a partir da primeira década do Século XXI, que ofereceram à “Roda de Expressão Oral” a base de sua estrutura, ao demonstrar que o simples agrupamento de pessoas para ler e declamar“oportuniza” descobertas.

A “Roda” tem exatamente uma hora 1 hora de duração e ocorre mensalmente em datas e horários predefinidos. A dinâmica utilizada é a “rodada”, onde as pessoas interessadas em se expressar dirigem-se ao palco, no momento que acharem oportuno, e executam uma única ação, seja uma declamação, seja uma leitura. Quando todos os interessados em se expressar tiverem participado, outra “rodada” é iniciada, desde que o período de uma hora não tenha sido extrapolado. Ao findar o tempo previsto a “Roda” é desfeita.

​Parceiros da Roda: Marta Samôr; Sonia Rojas; Maurilen Paulo; Carlos José (C.J.); Fernando Soledade; Janaina Soledade; Odisséia; Antônio Rocha Neto.

Foto: Divulgação

Vídeos do evento:https://rodadeexpressaooral.wixsite.com/roda?wix-vod-video-id=f6cebe9a56e04ab8b0593d8a6953202d&wix-vod-comp-id=comp-j7ibadsp#

 

O que achou dessa matéria?
[Total: 1 Média: 5]
SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here