Home Lazer Rainha Sommerfest 2018 em Domingos Martins

Rainha Sommerfest 2018 em Domingos Martins

144
0
SHARE
Inscrições abertas para o Concurso Rainha Sommerfest 2018, em Domingos Martins – Foto: PMDM

Domingos Martins, cidade da região serrana capixaba, iniciou no dia 8 de janeiro as inscrições para o Concurso Rainha da XXIX Sommerfest, Festival da Imigração Alemã no município. A eleição que elegerá, além da soberana, primeira e segunda princesas, acontece na quinta-feira, dia 25, abrindo oficialmente a programação do evento, que segue até o dia 28 deste mês.

De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Cultura e Turismo de Domingos Martins as inscrições é so até o dia 17 e devem ser feitas na sede da secretaria de Turismo, no antigo Hotel Imperador, das 8h às 15h. Resgatando a tradição dos primeiros Festivais da Imigração Alemã, foi decidido realizar somente o concurso feminino adulto, não promovendo a eleição para reis e príncipes.

Para participar, as candidatas devem ter idade entre 16 e 26 anos, completos até o dia 23 de janeiro de 2018, ter descendência germânica comprovada por meio de Certidão de Nascimento própria, dos pais ou dos avós, ser residente do município de Domingos Martins, apresentar estado civil solteira e não ter filhos.

Outros requisitos são: estar matriculada no Ensino Fundamental, Médio, EJA ou ser graduada e frequentando as aulas; residir no município de Domingos Martins há pelo menos dois anos; ter boa conduta, apresentar padrões de comportamento e relacionamento condizentes ao título almejado; não estar respondendo por nenhum processo de ordem civil e criminal; gozar de boa saúde; e não ter sido eleita Rainha da Sommerfest nos três concursos anteriores. Acesse o regulamento completo no site.

Não há restrições quanto à participação de candidatas que tenham parentesco com algum membro da comissão ou da diretória, assim como raça ou credo religioso. Não será permitida a participação de candidatas que em algum momento tenham sido fotografadas ou filmadas totalmente despidas, expondo partes íntimas e, ou atos libidinosos.

Considerando a logística e tempo disponível para o evento, a Comissão Organizadora determina que será aceita a participação de no máximo dez candidatas para o concurso, por ordem de comparecimento para inscrição.

O corpo de jurados será escolhido pela Comissão Organizadora, sendo constituído por um número ímpar de pessoas que não residam no município de Domingos Martins. Os critérios para a escolha da rainha e das princesas serão representatividade, postura e desenvoltura na passarela, conhecimento da cultura alemã em Domingos Martins, beleza e elegância, e simpatia.

Uma vez eleitas, rainha e princesas deverão participar de toda a programação da 29ª Sommerfest, tais como ensaios, entrevistas e reuniões. Além disso, as vencedoras deverão estar, sempre que forem requeridas, à disposição para viagens e participações em festas, feiras, eventos, confraternizações e demais trabalhos que o cargo impõe no período de fevereiro 2018 até a próxima eleição, durante a 30ª Sommerfest.

As despesas com transporte, alimentação, trajes e produção, penteados, maquiagem, acessórios, tratamentos estéticos, serão de responsabilidade das candidatas e/ou seus patrocinadores, destacando que o uso do traje típico definido pela comissão é obrigatório em todos os dias do evento.

Ainda mais cultural

O Festival da Imigração Alemã será entre os dias 25 e 28 deste mês. Uma das mais tradicionais celebrações da cultura alemã do Espírito Santo chega à sua vigésima nona edição com formato ainda mais cultural e com mudanças importantes na programação.

Para este ano, a Prefeitura decidiu reformatar toda a programação do evento, adotando novos horários para início e término das atividades, e priorizando ainda mais as atrações culturais como a eleição da Rainha da Sommerfest, o Concurso do Lenhador, os grupos de danças folclóricas e de música, a gastronomia típica e o Desfile Cultural.

A maior parte da programação será composta por atrações locais e regionais e será realizada durante o dia. À noite as atividades serão encerrados à 00 hora. As atrações de música e dança serão apresentadas no coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt e na Rua de Lazer, não haverá palco principal nesta edição.

Outra mudança importante nesta edição de 2018 está relacionada ao Desfile Cultural. Tradicionalmente realizado no domingo de manhã, o cortejo festivo será a principal atração do sábado, dia 27, às 17 horas.

A mudança do dia e do horário foi um pedido da comunidade, aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura de Domingos Martins. Dentro do novo formato proposto pela organização do evento, o Desfile Cultural se torna a principal atração da Sommerfest, merece lugar ainda maior de destaque. É o ponto alto da festa, por isso a organização do evento decidiu colocá-lo em dia e horário nobre, com maior presença de público.

Vila Cultural Alemã

A Secretaria de Cultura e Turismo também prepara mais um atrativo para a Sommerfest 2018. Toda a área da Vila do Papai Noel, em frente à Praça Dr. Arthur Gerhardt, será transformada na Vila Cultural Alemã. O local ganhará decoração temática e abrigará estandes para a comercialização de artesanatos, comidas e bebidas típicas e souvenirs, entre outros. A “Casa em estilo Enxaimel” será cedida para o Grupo de Danças Bergfreunde de Campinho também para comercialização de produtos.

Para entrar no clima, literalmente, o público poderá tirar fotos, com trajes, em um cenário temático antigo. A Vila Cultural Alemã também será o palco do divertido Concurso do Lenhador, onde são representados os costumes dos primeiros imigrantes na luta pelo sustento. O concurso elege os mais rápidos no corte de madeira com grupião e machado. Todos podem participar, avançam para a etapa final aqueles que cortarem a madeira em menos tempo.

Programe-se!

29ª Sommerfest – Festival da Imigração Alemã

Data: 25 a 28 de janeiro

Local: Praça Dr. Arthur Gerhardt

Inscrições para o Concurso Rainha da XXIX Sommerfest – Festival da Imigração Alemã

Data: 8 a 17 de janeiro

Horário: 8h às 15h

Local: Secretaria de Cultura e Turismo (antigo Hotel Imperador)

Concurso Rainha da XXIX Sommerfest – Festival da Imigração Alemã

Data: 25 de janeiro

Horário: 20h

Local: Praça Dr. Arthur Gerhardt, centro, Domingos Martins

O que achou dessa matéria?
[Total: 1 Média: 5]
SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here