Home Estado Igreja Católica critica sistema penitenciário do ES

Igreja Católica critica sistema penitenciário do ES

116
0
SHARE

Igreja Católica critica sistema penitenciário do ES

Foto: Agência Congresso

Superlotação e precariedade em penitenciária de Novo Horizonte na Serra no ano de 2010

Agência Congresso destaca matéria da Igreja Católica criticando sistema penitenciário capixaba

Site Agência Congresso publicou matéria da Igreja Católica que critica sistema penitenciário do Espírito Santo, e lembra a superlotação e precariedade em penitenciária, do bairro Novo Horizonte, na Serra, no ano de 2010.

Segundo o próprio site da Igreja Católica, quem foi quem criticou o sistema penitenciário capixaba: A Arquidiocese cita em nota do Movimento Nacional dos Direitos Humanos no ES (MNDH/ES), lembrando que, no passado, foi necessário um pedido de intervenção no Espírito Santo. E que entidades de Direitos Humanos denunciaram o Brasil à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Organização dos Estados Americanos (OEA).

O Movimento Nacional dos Direitos Humanos no Estado do Espírito Santo (MNDH/ES) divulgou uma nota de esclarecimento sobre as notícias veiculadas pela imprensa capixaba e nacional com relação ao sistema penitenciário capixaba.

As matérias colocam o sistema como modelo para os demais estados e tendo o governo do Espírito Santo como o principal protagonista das mudanças.

A nota esclarece que, a suposta transformação no sistema penitenciário do Estado se resume exclusivamente na construção emergencial de novas unidades.

E que tal medida só foi tomada após acontecerem pressões internas e externas junto ao governo do Estado, que se recusava a ouvir as denúncias feitas pela sociedade civil organizada.

A nota segue lembrando que foi necessário um pedido de intervenção no Espírito Santo, e que entidades de Direitos Humanos denunciaram o Brasil à ONU e à OEA.

Sendo necessário ainda veicular por todo o mundo as imagens das celas metálicas e dos ônibus prisões, conhecidos como forno de micro-ondas, denunciando a crueldade do sistema prisional capixaba.

Somente após tamanho constrangimento, o governo deu início ao “revolucionário” processo de construção de novas unidades prisionais, o que além de não resolver o problema, possibilitou o acontecimento de outras atrocidades.

O que achou dessa matéria?
[Total: 0 Média: 0]

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here