Home Estado ES no Seminário de Agroecologia e Produção

ES no Seminário de Agroecologia e Produção

135
0
SHARE
Foto: MDA

Região Sudeste recebe Seminário Regional de Agroecologia e Produção Orgânica

A preocupação com o meio ambiente e com a qualidade dos alimentos já é uma característica comum entre os agricultores familiares. Com isso, a produção de forma sustentável vem conquistando cada vez mais espaço no meio rural. Para discutir as ações sobre o tema, o estado de São Paulo sedia a próxima edição do Seminário Regional de Agroecologia e Produção Orgânica. O evento acontece em Campinas, nos dias 29 e 31 de agosto.

Essa é a segunda edição do seminário que irá percorrer as cinco regiões do país. Com o apoio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), o evento vai reunir instituições nacionais e locais dos quatro estados do Sudeste: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, para falar sobre políticas públicas relacionadas à temática, como o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo).

O seminário, que irá contar com a participação de representantes da Subsecretaria de Agricultura Familiar (SAF/Sead), tem o objetivo de fomentar as discussões sobre o assunto e levar o Planapo para os estados, assim como acompanhar a elaboração dos planos estaduais. “A gente quer motivar os governos locais a terem esses planos estaduais e seus programas voltados para essa área. É uma forma da gente reforçar, não só as ações federais, mas também as iniciativas estaduais e municipais”, afirma Everton Ferreira, subsecretário da SAF.

Segundo Marco Pavarino, coordenador-geral de Agroecologia e Produção Sustentável da Sead, reunir profissionais do governo e representantes da sociedade civil no evento é importante para mostrar o que está sendo feito e construir agendas futuras. “A gente potencializa as ações que estão previstas no Planapo com as iniciativas que estão previstas ou serão construídas no âmbito regional. Assim, harmonizamos as ações do plano nacional com as que são desenvolvidas regionalmente”, ressalta.

O evento terá também apresentações sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de debates, por estado, para a construção da agenda em prol do fortalecimento da agroecologia e produção orgânica na região Sudeste até 2020.

O Seminário é promovido pela Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Cnapo) e pela Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (Ciapo) do Governo Federal, na qual a Sead exerce a função de secretaria-executiva. O evento será realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e conta com o apoio de diversas organizações da sociedade civil e dos governos dos estados da região.

O que achou dessa matéria?
[Total: 0 Média: 0]
SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here