Home Estado Educação do ES participa de encontro na Ufes

Educação do ES participa de encontro na Ufes

107
0
SHARE

Trabalhadores em educação participam de Encontro da Educação Infantil na Ufes

A diretoria do Sindiupes e trabalhadores em educação de todo Estado participaram, na terça-feira, dia 22, da plenária do Fórum Permanente de Educação Infantil, realizado no auditório do “IC-IV no Centro de Educação” da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Todas as regiões capixabas estavam presentes no evento, que contou com a presença de representantes dos municípios da Serra, Alegre, Afonso Cláudio, Aracruz, Baixo Guandu, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guarapari, Iconha, Itapemirim, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mimoso do Sul, Nova Venécia, Piúma, Pinheiros, Rio Novo do Sul, São Roque do Canaã, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina Sooretama, Vargem Alta, Vila Valério, Venda Nova do Imigrante, Vitória, Vila Velha, dentre outros.

O evento foi uma realização do Núcleo de Educação Infantil do Centro de Educação da Ufes, tendo como parceiros a Anped, Anpae, Anfope, Lagebes, Grupo de Pesquisa Federalismo, Grufae, Comitê Capixaba da Campanha, Sindiupes, Conselhos Municipais e técnicos de secretarias.

Debates

A primeira mesa debateu as questões envolvendo o Pacto Nacional pela Aprendizagem na Idade Certa (Pnaic) e o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), com os debates sendo proferidos pelos professores Eduardo Moscon (Lagebes – Anfope – Ufes) e Sumika Soares de Freitas Hernandez Piloto (Mieib – Fopeies).

Na sequência foram debatidas as questões envolvendo a Conjuntura do Plano Nacional da Educação (PNE) e a realização da Conferência Nacional Popular da Educação no estado do Espírito Santo (Conape). Essa mesa foi conduzida pela professora Caroline Faico (Anpae – Lagebes – Ufes) e o diretor do Sindiupes Gean Carlos Nunes de Jesus.

Temas como a conjuntura atual, a falta de diálogo por parte dos governos, tanto no âmbito estadual como no federal, foram amplamente debatidos, bem como a necessidade dos movimentos sociais se organizarem para fazer frente à onda conservadora que afronta a educação ampla, abrangente e libertadora que tanto defendemos.

Magistério

No Espírito Santo, a categoria do magistério representa cerca de 42 mil 331 docentes, sendo que a maioria é do sexo feminino (81,6%) e a maior parte está na faixa etária entre 30 a 39 anos, conforme aponta estudos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Como sugestão da plenária de hoje, indica-se o vídeo que conta a história do projeto “Leitura e educação infantil”, realizado e coordenado em parceria por MEC, UFMG, UFRJ, Unirio.

Para assisti-lo, basta acessar no Youtube Além disso, o Sindiupes dispõe de exemplares que versam sobre esse e outros temas que envolvem a educação.

O que achou dessa matéria?
[Total: 0 Média: 0]
SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here