Home Estado Alunos da Serra vai a sessão de Cinema

Alunos da Serra vai a sessão de Cinema

175
0
SHARE
Estudantes da rede pública estadual participam de sessão de cinema exclusiva – Foto: Fred Loureiro

Estudantes da Serra participam de sessão de cinema

Estudantes do município da Serra participaram junto dos mais de 1.700 alunos da rede pública estadual na quarta-feira, dia 16, de uma sessão exclusiva, simultânea, em salas de cinema em todo o Estado.

Eles assistiram ao filme “Nunca me sonharam”, com direito a pipoca e refrigerante. A sessão foi preparada em comemoração ao Dia do Estudante e realizada nos municípios de Cariacica, Vila Velha, Vitória, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina.

Muito atentos, os estudantes conferiram o documentário que contou com a participação de capixabas e retrata a realidade dos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas no Brasil, revelando seus sonhos, angústias sobre o futuro, desafios e motivações.

Para Lara Luisa de Oliveira, o filme retrata bem o que sentimos e vivenciamos nessa fase da vida e também nas nossas escolas. “Achei muito boa a reflexão, gostei muito”. Lara é estudante da 3ª série do Ensino Médio, na Escola Estadual professor Renato José da Costa Pacheco, em Vitória.

Segundo o superintendente do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, o filme traz uma reflexão muito importante sobre o que significa viver essa fase da vida. “Também sobre ser jovem numa sociedade tão desigual como a nossa e ter que fazer escolhas nesse cenário. Nosso principal objetivo com o filme é inserir cada vez mais o debate sobre educação no cotidiano das pessoas, na mesa de jantar de todo brasileiro, em rodas de conversa de amigos, nas salas de aulas. A ideia com o filme foi retratar o tamanho do desafio do Brasil em busca de melhorar a educação dos jovens e, ao mesmo tempo, ter um olhar para o futuro, mostrando experiências que vão na direção da transformação”.

Para o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, a sessão é uma boa oportunidade de reunir os jovens para que possam refletir sobre o futuro. “É importante ouvir os sonhos dos jovens, escutar o que têm a dizer sobre o que esperam da vida e do mundo. Vamos continuar trabalhando firme para que nossos estudantes tenham cada vez mais protagonismo, mais oportunidades, possam crescer com a melhoria da aprendizagem e desenvolver suas habilidades”.

“Nunca me sonharam”

O filme traça um panorama do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil sob diferentes pontos de vista, mas principalmente a partir dos estudantes. O longa é apresentado pelo Instituto Unibanco, produzido pela Maria Farinha Filmes (Muito Além do Peso, O Começo da Vida, entre outros) e dirigido por Cacau Rhoden. Foi filmado em mais de dez estados do Brasil, dentre eles, o Espírito Santo.

“Nunca me Sonharam” mostra jovens estudantes preocupados com o futuro, interessados em estabelecer diálogo e aproximação com as instituições educacionais públicas. Nessa jornada, compreendem o valor da educação como elemento essencial na busca por uma sociedade mais justa e igualitária, que ofereça oportunidades e contribua para o desenvolvimento do país. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (IBGE, 2015), 82% das crianças e jovens até 19 anos que estão estudando são atendidos pela escola pública. No entanto, ainda há 1,6 milhão de adolescentes de 15 a 17 anos fora da escola, e destes, 9,98% não estão nem estudando e nem trabalhando.

O que achou dessa matéria?
[Total: 0 Média: 0]
SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here