SHARE

A Assembleia Legislativa do Estado Espírito Santo (Ales) realiza o “I Encontro Estadual sobre a Transição de Governo nas Prefeituras” na segunda-feira, dia 7, às 19 horas, no Plenário Dirceu Cardoso.

assembleia legislativa esSegundo o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD), diretor da Escola do Legislativo da Ales, que convocou todos os prefeitos eleitos do estado, disse que. “O convite se estende a todas as equipes de transição, a participarem do Encontro Estadual sobre a Transição de Governo. Ao contrário do que muitos pensam, acolher a equipe de transição do futuro governo não é uma opção, mas uma obrigação dos atuais prefeitos, previsto em lei. Não se trata de nenhum favor. É para conscientizar os prefeitos eleitos sobre esse seu direito que estamos promovendo esse encontro, para que eles tenham consciência da importância da transição”, destacou.
O parlamentar salientou que a falta de atenção nessa fase pode comprometer a futura gestão municipal. “Muita coisa pode ser feita entre a eleição e a posse dos futuros mandatários e que pode complicar a administração deles. Agora mesmo estamos vendo nos jornais anúncios de realização de concursos públicos em municípios e é preciso estar atento a isso”, disse.
Durante o encontro, os prefeitos, vices-prefeitos e suas equipes participarão de uma oficina com o assessor jurídico da presidência da Ales, José de Arimathea Campos Gomes, que é procurador da Casa. De acordo com o procurador, serão abordados temas como transição responsável, o significado e importância da transição para o futuro governo, objetivos e finalidades, bem como assessoramento na transição.
Arimathea vai abordar, ainda, o regime jurídico da transição e instrumentos de controle; transição irresponsável e a responsabilidade dos agentes públicos que derem causa; roteiro para a transição de governo, instalação da equipe de transição, elaboração dos relatórios (conteúdo mínimo) e disponibilização das informações; a importância do passivo judicial (precatórios); Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e seus efeitos sobre a transição, despesas com pessoal, resto a pagar e outros informações da área; a Lei Eleitoral (Lei 9.504/1997) e seus efeitos sobre a nova gestão.
No dia 10 de novembro, será a vez dos vereadores eleitos participaram do Seminário “Capacitação em Poder Legislativo Municipal”, a partir das 13 horas, na Casa do Vereador, também vinculada à Escola do Legislativo, dirigida pelo deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), como 1º secretário da Assembleia.

O que achou dessa matéria?
[Total: 0 Média: 0]

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here