Home Estado Novos profissionais participam de formação para o Escola Viva

Novos profissionais participam de formação para o Escola Viva

121
0
SHARE

Foto: Sedu

Escola Viva São Pedro em Vitória

Novos profissionais participam de formação para o Escola Viva

Mais de 500 profissionais que atuarão nas novas unidades do programa Escola Viva vão participar da formação inicial das equipes escolares, na segunda-feira, dia 30, no Sesc de Guarapari. Neste ano, em um total de 17 unidades Escola Viva, mais de 10 mil alunos vão estudar em tempo integral.

A formação tem como finalidade proporcionar aos profissionais participantes a apropriação dos temas e das metodologias de êxito do programa Escola Viva, de forma que o profissional selecionado se torne mais ambientado e seguro na atuação do programa.

As atividades serão realizadas até sexta-feira, dia 3, com duração de 40 horas, e é obrigatória a participação dos profissionais dos cargos pedagógicos, administrativos e de gestão, para socialização e apropriação dos modelos, pedagógico e de gestão, do programa Escola Viva.

Dentre as temáticas que serão abordadas durante a formação estão: Bases Metodológicas da Escola da Escolha; Protagonismo e suas práticas e vivências; Projeto de Vida e Tutoria; Disciplinas Eletivas; Estudo Orientado e Pensamento Científico; Protagonismo e Tecnologia de Gestão Educacional e Acolhimento e os primeiros 100 dias da escola. Na oportunidade, estudantes e profissionais das escolas já existentes vão apresentar as experiências vivenciadas.

Em 2017, mais 12 unidades Escola Viva estarão em funcionamento nos municípios: Afonso Cláudio, Cariacica, Colatina, Guaçuí, Iúna, Linhares, Montanha, Pedro Canário, São Mateus, Vila Velha.

Além dessas, as cinco unidades nos municípios de Vitória, Serra, Muniz Freire, Cachoeiro de Itapemirim e Ecoporanga continuam com as atividades a todo vapor a partir do dia 6 de fevereiro.

Escola Viva

Mais do que uma escola em tempo integral, a Escola Viva é um novo modelo em turno único, que traz inovações pedagógicas e de gestão, orientando o jovem a ser protagonista e a construir seu projeto de vida.

A Escola Viva possui um currículo diversificado, com organização curricular flexível. O currículo escolar conta com as disciplinas obrigatórias (Português, Matemática, Química, Física e etc.) e também eletivas, em que os estudantes escolhem de acordo com seu interesse e aptidão. A escola disponibilizará um rol de disciplinas eletivas com temas como Cinema, Teatro, Robótica, entre outras disciplinas, oferecidas semestralmente.

Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais possuem dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola será de 9 horas e 30 minutos. A carga horária será das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.

O programa Escola Viva possui um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes, às equipes escolares e às famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase prática sem laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; e aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).

O Programa de Escolas Estaduais de Ensino Médio em Turno Único, denominado “Escola Viva”, foi instituído pela Lei Complementar Nº 799.

O que achou dessa matéria?
[Total: 0 Média: 0]

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here