Home Especial Jovens Embaixadores

Jovens Embaixadores

126
0
SHARE

Estudante capixaba de VV viaja para os EUA

 Por: Paula Nogarolli

A aluna da rede pública estadual, Ana Carolina Alves de Almeida, está entre os 50 estudantes que viajaram aos Estados Unidos por intermédio do Programa Jovens Embaixadores 2017.

Durante as três semanas de intercâmbio – que teve início no dia 13 de janeiro e vai até o dia 4 de fevereiro – os estudantes passarão pela capital dos EUA, Washington, entre outras cidades, e ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias.

De acordo com a jovem embaixadora, as atividades realizadas por eles nos EUA são variadas. “Algumas são sobre o meio ambiente, outras sobre crianças. Estamos visitando lugares diferentes todos os dias, realizando trabalhos voluntários”, disse.

Entre os requisitos para participar do programa, está a participação em algum projeto social. Ana Carolina, que tem 16 anos e estuda na Escola Estadual Francelina Carneiro Setúbal, de Vila Velha e é voluntária de um projeto que arrecada produtos para doação a instituições de atendimentos a crianças e idosos.

“Eu nunca tinha saído do país. O máximo que já fiz foi visitar meus parentes no Rio de Janeiro. A hospedagem aqui está sendo ótima, todos são muito educados e atenciosos comigo. A casa é muito confortável e a comida também é muito boa”, contou a jovem embaixadora.

Representando o Brasil, os estudantes realizarão apresentações sobre o país, sua cultura e seu povo. Além disso, os alunos também estão participando de reuniões com líderes comunitários, autoridades do governo dos EUA, visitas em escolas e em projetos sociais. No retorno da viagem, os participantes realizarão uma apresentação de planos de ação na área de voluntariado, para uso em comunidades.

“A experiência está sendo maravilhosa. Nós tivemos vários workshops e atividades para nos conhecermos. Todos os trabalhos voluntários são voltados para a comunidade, como recolher o lixo, por exemplo. Além disso, somos contemplados com aulas de inglês”, concluiu Ana Carolina.

Programa

O Programa Jovens Embaixadores 2017 – que neste ano comemora 15 anos – é patrocinado pela Missão Diplomática dos EUA e por parceiros privados. É Voltado para estudantes do Ensino Médio da rede pública com bom desempenho escolar, que realizam trabalho voluntário e que possuem fluência em inglês, oferecendo um intercâmbio cultural nos Estados Unidos.

O Programa é desenvolvido pela Embaixada Americana em parceria com as secretarias estaduais de Educação, os Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos e outras instituições de ensino que auxiliam na realização do processo seletivo dos estudantes. No Espírito Santo, o Centro de Línguas da Universidade Federal (Ufes) é também uma instituição parceira.

O que achou dessa matéria?
[Total: 0 Média: 0]

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here