Home Cidade Prêmio ArcelorMittal de Meio 2017

Prêmio ArcelorMittal de Meio 2017

127
0
SHARE

Vencedores do Prêmio ArcelorMittal de Meio 2017

Vencedores do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2017 foram reconhecidos na noite de sexta-feira, dia 24 – Foto: Contatus

As escolas vencedoras do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente (PAMMA) 2017 foram reconhecidas na noite de sexta-feira, dia 24, no cerimônia do Centro Cultural Frei Civitella di Trento, em Campo Grande. O prêmio é uma parceria entre a ArcelorMittal Cariacica, a Fundação ArcelorMittal e a Secretaria Municipal de Educação de Cariacica (Seme), a fim de incentivar a realização de projetos colaborativos e multidisciplinares nas escolas da rede pública municipal de Cariacica.

As escolas Hilda Scarpino e Padre Gabriel Roger Maire, do bairro Porto Novo, levaram, respectivamente, os primeiros lugares nas categorias Cientista Mirim II (alunos do 4ª e do 5º ano do Ensino Fundamental) e Cientista Jovem II (alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental). Já a Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira, de Alto Roda D’Água, foi vencedora na categoria Cientista Jovem I (alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental).

Em 2017, a premiação trouxe como tema central o “Meio Ambiente e Ciência: a energia na minha cidade”, envolvendo escolas do município no desenvolvimento de projetos que promovessem a conscientização ambiental e contribuíssem para a valorização e a preservação do meio ambiente. A premiação contou ainda com a capacitação dos professores para a condução dos projetos em sala de aula, utilizando uma plataforma on-line com materiais de referências e suporte para dúvidas e o material didático oferecido pela ArcelorMittal.

“As escolas foram bastante criativas na concepção e no desenvolvimento dos projetos. Dois dos projetos vencedores consistiram na construção de biodigestores para processar restos alimentares, gerando energia (biogás) a partir do produto e promovendo a reflexão sobre o reaproveitamento. O terceiro compreendeu a construção de um gerador eólico a partir do uso de sucata, debatendo novas alternativas de produção de energia”, destaca a técnica de Meio Ambiente da ArcelorMittal Cariacica, Jândia dos Reis.

Ela acrescenta que, além das presenças de alunos, professores e familiares dos vencedores do PAMMA, a solenidade de premiação contará com as equipes responsáveis pelo projeto na ArcelorMittal Cariacica e na Fundação ArcelorMittal, com a equipe de coordenação ambiental da Secretaria Municipal de Educação e com autoridades da Prefeitura de Cariacica. “Cada aluno receberá uma medalha. A escola será premiada com uma faixa de reconhecimento e os professores envolvidos ganharão um prêmio em dinheiro”, finaliza Jândia dos Reis.

Escola de Cariacica vence também venceu a edição nacional da premiação

Os vencedores da etapa local do PAMMA concorrem na edição nacional no prêmio. E a escola Hilda Scarpino, de Porto Novo, também foi destaque na nesta premiação, levando o primeiro lugar na categoria Cientista Mirim II, com o projeto “Biodigestor: Reaproveitamento que gera Sustentabilidade no Ambiente Escolar”, desenvolvido pelos alunos do 5º ano da instituição.

Segundo a pedagoga da escola, Claudionara Pompermayer Faria, os alunos participaram de todas as etapas do projeto, que incluíram rodas de discussões, pesquisas e apresentação de vídeos relacionados ao tema, elaboração de croqui, coleta de materiais para a elaboração do biodigestor, coleta de materiais orgânicos e debates sobre a importância, a viabilidade e a experiência vivenciada.

“A aceitação do projeto foi muito grande, tanto dos alunos quanto da equipe escolar que se mostraram interessados e mais motivados durante o seu desenvolvimento. Também notamos menos sobras da merenda escolar, com a conscientização maior dos alunos quanto a importância de não haver desperdícios”, afirmou.

O que achou dessa matéria?
[Total: 1 Média: 5]
SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here